Mundo do Aço

Notícias

Na última semana, ocorreu uma teleconferência entre a XP Investimentos e a Gavekal Research para analisar as perspectivas econômicas da China em 2024. Os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano conduziram discussões que revelaram um cenário macroeconômico marcado por um tom cauteloso.

No que diz respeito à demanda de aço, os analistas expressaram expectativas de um aumento moderado, impulsionado principalmente por iniciativas governamentais no setor de construção. No entanto, levantaram preocupações em relação ao alto estoque de habitações pré-vendidas, indicando aproximadamente 1,4 mil milhões de m² de habitações pré-vendidas atrasadas e 500 milhões de m² não vendidos ou incompletos em 2023.

Quanto ao crescimento econômico, as projeções apontam para uma perspectiva positiva em termos do PIB chinês, embora destaquem que o crescimento nominal parece ser contido devido às dificuldades enfrentadas no setor imobiliário. O dilema político persiste, pois resolver a questão imobiliária sem prejudicar a produção e o setor de infraestrutura representa um desafio, levantando preocupações sobre o excesso de capacidade, má alocação de capital e tensões globais.

Como forma de contornar esses desafios, espera-se que o governo chinês lidere os “três grandes projetos”, focados em habitação acessível, renovação de aldeias urbanas e reconstrução de infraestruturas para áreas afetadas por catástrofes. No entanto, o progresso do projeto está abaixo do esperado. Além disso, o governo está buscando estimular a construção por meio de políticas, como o programa "lista branca", que incentiva os bancos a fornecerem crédito para projetos imobiliários inacabados.

Apesar dos desafios, a flexibilização política demonstrou resultados positivos para as vendas de habitação secundária, impulsionadas pela queda de preços (~15-20%) e pela desconfiança dos compradores em novos projetos. No entanto, o crescimento observado em 2023 sugere uma potencial estabilização para 2024, desde que a maior parte das habitações pré-vendidas atrasadas possam ser entregues.

Rua Virgínia Brandão, 157 - Santa Luzia, Ubá-MG, 36506-006
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.