Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Alta de custos da construção é desesperadora, diz CBIC crédito: Divulgação

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, classifica como "desesperador" o aumento de custos para o setor que vem ocorrendo nos últimos meses. A declaração foi dada ao jornal Folha de S.P., à coluna Painel, por conta da divulgação do levantamento do mês de maio.

No mês passado, o Índice Nacional de Custos da Construção Civil (INCC) aumentou 2,22%. De janeiro a maio de 2021, o índice acumulou 7,41%, a maior alta para o período desde 2003. De junho/2020 a maio/2021 o incremento registrado foi de 15,26%.

O custo com a mão de obra apresentou alta de 1,92% no mês de referência, em função de aumentos observados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

Já o custo com materiais, pelo 11º mês consecutivo, apresentou alta expressiva de 2,81%. Nos primeiros cinco meses deste ano o aumento foi de 14,09%%, o maior para o período desde o início da divulgação da sua série histórica (1996).

“Em 12 meses, o aumento é de inacreditáveis 32,81%, ou seja, mais um recorde para o incremento nos custos com insumos do setor na avaliação em 12 meses”, ressalta a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Os reflexos no mercado imobiliário são inevitáveis. Muitas construtoras não estão conseguindo levar à frente seus empreendimentos, o que já ocasiona uma queda na oferta de imóveis novos no mercado. Como a demanda segue aquecida, a previsão é que os custos sejam repasados aos preços dos imóveis, segundo entidades ligadas aos setores da construção e imobiliário.

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006