Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Depois da Arcelor, Gerdau também vai reativar produção em usina parada crédito: Gerdau/Divulgação

Maior produtora de aço do Brasil, a Gerdau vai reativar a produção na usina de Araucária, parcialmente desativada há sete anos. Com investimento na ordem de R$ 55 milhões, a empresa deve começar a operar no segundo semestre, em um movimento que criará 250 novos postos de trabalho. O anúncio acontece um dia depois de a Arcelor Mittal informar que retomaria a produção de aciaria em Barra Mansa, no Rio.

A produção na planta de Araucária foi hibernada em 2014, quando a demanda pelo produto caiu no Brasil, na esteira do desaquecimento da construção civil. No local, a empresa manteve apenas uma unidade de corte e dobra de aço, um processo mais simples, geradora de 50 empregos. Agora, o plano da empresa é manter essa unidade e reativar a aciaria – a usina que, de fato, produz aço.

De acordo com Mauricio Metz, diretor industrial da Gerdau, o motivo para a reativação é uma boa perspectiva para o segmento da construção civil no país, segmento que é o principal comprador da produção na unidade de Araucária. “A expectativa para o crescimento na produção de aço no Brasil é de 5% a 8% [no ano]. A construção civil é que mais [fortemente] está puxando isso”, diz.

Embora a produção em solo paranaense deva ser destinada ao mercado interno, Metz não descarta um olhar para as exportações no futuro. “O cenário externo está bastante positivo”, define.

A usina de Araucária tem capacidade para produzir 420 mil toneladas de aço por ano, e deve começar com 35 mil toneladas. No Paraná, a marca mantém essa planta, além de quatro lojas comerciais espalhadas no estado.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006