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Mundo do Aço

Muitas empresas já usam as lojas virtuais para vender e, ainda mais agora, esse modelo será essencial para sobreviver à crise. Se os clientes não podem ir a sua empresa, leve seus produtos e serviços até eles! Isso pode ser feito por meio de um site próprio, parceria com marketplaces — plataformas online que divulgam os produtos de diferentes empresas —, serviços parceiros ou então nas redes sociais como Facebook, Instagram e até mesmo Whatsapp. Desta forma você consegue manter as vendas, mesmo que sua loja física esteja fechada.

Porém, ao adotar esse modelo, é preciso cuidar de questões específicas:

  • Preparar o estoque e as operações para atender essas demandas — para evitar que o cliente peça o produto/serviço e se frustre por estar indisponível;
  • Ter funcionários prontos para falar com os clientes em diversos canais de vendas — isso é possível até de ser feito no home office, com os colaboradores atendendo pelo WhatsApp, Facebook e outros canais da loja;
  • Oferecer um serviço de entregas — para facilitar a vida dos clientes e alcançar aqueles que estão fazendo isolamento social;
  • Investir na qualidade, design e informações dos canais online — para passar uma imagem de seriedade e profissionalismo;
  • Montar anúncios atraentes e úteis — assim é possível destacar sua loja das outras ofertas e aumentar as suas vendas com um investimento relativamente baixo.

Outra dica nesse processo é usar ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), que facilitam o contato da sua empresa com os clientes. Nesses sistemas é possível acompanhar o comportamento do público nos seus canais digitais para lhes oferecer uma experiência mais personalizada.

E uma excelente notícia: há versões gratuitas de CRM disponíveis no mercado, como o Hubspot, RD Station e Agendor! Desta forma você economiza e tem em mãos uma ótima ferramenta para tornar seus canais e vendas online mais eficientes e lucrativas.

Fonte: Contabilizei

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