Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Entenda os reflexos da crise na Petrobras no mercado siderúrgico crédito: Washington Alves

O dólar abriu o pregão desta segunda-feira em disparada, no primeiro dia útil após o presidente Jair Bolsonaro surpreender o mercado e trocar o presidente da Petrobras, na noite de sexta-feira, dia 19. A moeda americana subia 2,41%, a R$ 5,5140, nesta manhã.

Segundo análise publicada pela revista Exame nesta segunda, a decisão do presidente de trocar o comando da Petrobras por causa da alta da gasolina e do diesel pode simbolizar uma nova diretriz do governo de intervenção na economia. 

No sábado, Bolsonaro prometeu mudanças também no setor elétrico: "Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema". De acordo com a revista econômica, nos bastidores, diversos gestores se queixam do novo capítulo de um Brasil que imaginavam ter ficado no passado.

Além de derrubar a cotação dos papéis da Petrobras no mercado internacional, pois para os investidores intervenção política na economia é sinônimo de instabilidade e incerteza, a nova escalada do dólar tem impactos importantes para siderurgia.

De um lado, a alta da moeda americana tende a valorizar ações de empresas siderúrgicas e da Vale, que têm boa parte de suas receitas ligada à exportação. Por outro lado, no mercado interno a elevação do dólar significa mais pressão sobre os preços do aço, que já estão nas alturas desde meados do ano passado.

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006