Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Escassez de insumos e dólar caro inflacionam preços de móveis crédito: Divulgação

A escassez de matéria-prima e a valorização do dólar provocaram reajustes de até 170% nos preços dos móveis desde o início da pandemia, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).

Segundo a entidade, os problemas mais significativos estão no fornecimento de painéis de madeira, como MDF, bem como de aço, ferragens e espumas, essenciais para a produção.

"Muitas empresas já reduziram o ritmo de atividade por falta de matéria-prima. E quem consegue produzir não pode distribuir o produto por falta de embalagens de papelão, plástico e vidros. A escassez, somada ao câmbio desvalorizado, portanto, resulta em alta de preços, que chegam a ultrapassar 170% em alguns segmentos”, informa o relatório. 

De acordo com a Abimóvel, esse descompasso não só reprime como também onera a produção. "Os reajustes imediatos na porta da fábrica esmagam as margens das indústrias, que não conseguem repassar o valor para o varejo. De que maneira repassar esses reajustes enquanto os fabricantes ainda correm contra o tempo para atender aos pedidos represados do ano passado? Mais do que nunca, precisamos pensar e agir como uma cadeia!”, afirma a entidade. 

A Abimóvel informa que está em contato permanente com o Governo Federal e o Congresso Nacional, "conversando sobre o acirramento da pandemia nos polos moveleiros, monitorando dados do setor e da economia, bem como atuando na construção de novas medidas que beneficiem à produção de móveis no país".

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006