Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Pandemia acelera modernização de nossos sistemas de  pagamentos crédito: Washington Alves/Light Press

A pandemia impulsionou uma tendência que já vinha mudando as relações entre empresas e consumidores: a dos pagamentos digitais.  O distanciamento social obrigou o varejo a adotar rapidamente novas formas de concluir as transações, nas quais o contato físico precisava urgentemente ser eliminado, neste caso por questões sanitárias.  

Para se ter uma ideia,  apenas em 2020 os pagamentos físicos diminuíram drasticamente na América Latina, encolhendo 34% em relação a 2019. Nas empresas do Grupo Ferrominas, o processamento de pagamentos continua em constante evolução para atender a essa necessidade do mercado. O grupo já trabalhava com transações digitais desde 2019, sabendo que esse era um caminho sem volta na economia.

Na pandemia, incorporamos à nossa carteira de opções os pagamentos por QR Code, uma ferramenta para atendimento do varejo que ganha a cada dia novos adeptos, seja por uma sua facilidade, pois basta aproximar a câmera do celular ao código gerado para que o pagamento seja efetuado, e também pela ausência de contato físico.

Da mesma forma, aderimos instantaneamente ao PIX, que entrou em vigor em novembro de 2020 simbolizando a modernização do sistema bancário brasileiro. Se, na época, já havia tecnologia que permitia o envio de dinheiro em questão de segundos pelo celular, não fazia mais sentido que uma transferência demorasse horas ou dias para ser concluída.

O WhatsApp, que começou recentemente a permitir envio de quantias para todos os usuários pessoas físicas no Brasil, também promete ser uma opção para empresas, tão logo questões operacionais e de regulamentação sejam melhor definidas.

Um levantamento realizado pela Mastercard, em parceria com a Kantar, mostrou que 56% dos brasileiros entrevistados disseram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia. Cerca de 75% deles afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social, enquanto 61% testaram um novo tipo de pagamento,. por aproximação ou digital, nos últimos meses.

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006