Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação do usuário. Os cookies são pequenos arquivos de páginas que você visita e que ficam salvos no seu computador. Clicando em "Eu Aceito!", você concorda com esse armazenamento no seu dispositivo e nossa Política de Privacidade.
Receba novidades do blog Mundo do Aço!

Mundo do Aço

Siderúrgicas já utilizam 80% da capacidade instalada das usinas crédito: Arcelor Mittal/Divulgação

Depois de registrar o menor índice de utilização da capacidade instalada da série histórica iniciada em 2002, com 45,4% em meados do ano passado, o parque siderúrgico nacional iniciou 2021 com a demanda aquecida.

Em dois meses o setor já apura utilização acima de 70%, resultado superior à média dos últimos cinco anos. O patamar considerado ideal pela indústria do aço é na faixa de 80%.

No auge da crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19, 14 altos-fornos chegaram a ser desligados em todo o País, dos quais, sete localizados em Minas Gerais. Hoje restam cinco abafados, sendo dois em usinas mineiras. Um deles é o alto-forno 2 da Usiminas na unidade de Ipatinga (Vale do Aço), previsto para ser religado em junho.

De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil (Aço Brasil), Marco Polo de Mello Lopes, se as projeções traçadas para o exercício forem cumpridas, certamente, outros equipamentos serão retomados e o grau de utilização do parque siderúrgico nacional vai aumentar ainda mais. Ele se refere, por exemplo, à expectativa de crescimento de 6,7% na produção de aço bruto, atingindo 33,04 milhões de toneladas em 2021.

Fonte: Diário do Comércio 

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!

ferrominas@ferrominas.com.br

Rua Virgínia Brandão 157 - Santa Luzia
Centro, Ubá - MG, 36506-006